6.28.2011

Mercado da musica...

     Já falei sobre musica, mas não sobre o mercado musical, indústria da musica. Então falarei disso agora.
     É fato que não se faz mais musica como anos atrás.
     Hoje, o que você precisa para fazer sucesso? Internet, um rosto bonitinho. Não precisa de muito.
    Esse é a principal comunicação de massa que é preciso para se lançar no meio musical.
   ‘’Qualquer’’ um pode ir lá gravar alguma coisa e colocar na internet e depois de um dia para o outro fazer fama, exemplos disso é disso atualmente é Restart e Justin Bieber.
    Hoje as letras das musicas das bandas que vem surgindo só ficam na mesma coisa, no mesmo paradigma. Exemplo dos temas que as bandas atuais abordam: Amor, sofrimento e etc.
    Não existe mais aquela coisa que você escuta e reflete o que a musica quer dizer. Isso já esta cada vez sumindo.
     Antigamente as letras abordavam temas mais complexos. Falavam da atual sociedade, da politica, esses sim colocaram o nariz para fora e decidiram fazer algo revolucionário, que pudesse passa alguma mensagem para as pessoas sobre a realidade, expor realmente o seu sentimento.
     Vou citar um álbum que mudou o mundo da musica. Ele é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos: The Dark side of the moon do Pink Floyd. Esse álbum abriu um grande campo no meio musical. Ele fala sobre dinheiro, loucura, morte, tempo e etc. Foi um marco no rock progressivo e também a uma ponte para musica eletrônica (na época e ate hoje quem sabe).
    Antigamente as rádios tocavam musicas de artistas que realmente mereciam estar lá. Mas ai chegou o dinheiro. Então os empresários começaram a oferecer dinheiro para que suas bandas tocassem nas rádios e isso se chama Jabá.
     Como ia dizendo a internet é o maior meio de comunicação de massa que existe hoje em dia para se chegar à fama.
     Você talvez se pergunte: Por minha banda favorita não esta no centro das atenções? Não esta na mídia?
     Bem... A resposta esta em você obviamente. Você esta fazendo seu papel de fã? Divulgando as coisas que você gosta? E não as coisas que não gosta?
     Porque hoje o que se faz mais sucesso são as bandas que fazem mais polemicas, as quais o povo não gosta e que servem para fazer ‘’guerras’’ entre fãs e etc. Mas tem uma questão. Você percebeu que esta dando audiência para isso? Estão deixam essas bandas mais famosas e ganhando dinheiro? E você esta fazendo o que? Falando mal? Certo, certo, não vou ser hipócrita e falar que nunca esculachei uma banda, ou um gênero musical, mas eu não divulgo essas coisas e escuto as coisas que me agradam.
     Se você não gosta, não da audiência. Mas ai você fala: ‘’Mas sempre que eu ligo na radio esta passando esses lixos sonoros’’. Amigo, só tem aquela estação  de radio para você ouvir? Muda.
     Hoje temos muita informação. Hoje você pode levar mais de 200 musicas em um aparelho que cabe no seu bolso, anos atrás você tinha disco de vinil, e para levar 200 musicas com você, iria precisar de um caminhão cheio de vinil.
     A coisa esta tão tecnológica que você baixa um álbum na internet, escuta e se não gostar já apaga e vai buscar outra banda. A cada dia descobrem uma banda nova.
     Outra coisa que as bandas hoje estão fazendo é se ‘’vender’’. O que é isso?
     É quando uma banda tem como o principal objetivo ganhar dinheiro, só isso. Mesmo que isso tenha que mudar o som da banda, a musicalidade, fazer musica pop para agradar a mídia.
     Isso que acontece na atualidade, com bandas mais novas e veteranas também.
     Isso que faz a qualidade da musica cair, só se importando com o dinheiro e mais nada, e não fazer musica porque ama e tem satisfação.
     Enfim... Se você não gosta de uma banda, discuta apenas o necessário e não sai por ai divulgando isso, porque mais tarde o que você não gosta vai fazer fama pelas suas custas, porque você deu audiência a isso.
     Por isso no próximo post que vou fazer, vai ser da minha banda favorita, Iron Maiden, que não precisa da mídia cercando para fazer fama.
     Já falei do meu gosto musical, mas vou repetir rapidamente sobre o que eu gosto: Gosto de coisas que revolucionaram alguma coisa, que tiveram importância e que está ai ganhando dinheiro por aquilo que ama fazer e não porque se vende.
     Bom... Isso é tudo. Quer debater comigo alguma coisa, é só me seguir no twitter. Procure pelo primeiro botão no meu blog que vai estar no canto esquerdo.  
     Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário